sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Imagem da internet

A Culpa é das Estrelas (em inglês The fault in our stars) é o quarto romance do autor norte-americano Jonh Green e foi publicado em janeiro de 2012.

Muita gente comentava que era um livro triste, que fazia você chorar enquanto lia e que era uma baita lição de vida. Não sou fã de dramas, não gosto daquela sensação de vazio, pós-livro, sabe? De quando você assiste a um filme e chora até esvaziar seus compartimentos de lágrimas, aquele nada que vem depois… não gosto! Por isso, fiquei enrolando, enrolando, até que passei pela banca de revista e vi um poster do filme …
Gosto muito da Shailene Woodley por causa da série Divergente e como ela interpreta a Hazel, bateu aquela vontade de ver o filme. Mas antes, preferi ler o livro e me preparar “psicologicamente” para enfrentar o filme com uma caixinha de lenços e um colete salva-vidas.


Imagem da internet

O livro conta a história de Hazel Grace, uma menina de 16 anos que foi diagnosticada com câncer terminal logo cedo. Seu tipo de câncer a impede de ter uma vida normal de adolescente. Ela tem problemas para respirar e se sente sempre cansada. Por esse motivo, prefere ficar em casa, assistindo TV e lendo seu livro preferido: Uma aflição imperial. Além disso, Hazel tem medo de ser uma granada e de atingir as pessoas ao seu redor, por isso não tem amigos e não gosta de deixar as pessoas entrarem em sua vida. Preocupada, sua mãe pede que Hazel vá à um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, e em uma dessas reuniões, ela conhece Augustus Waters (Gus), um menino mais velho, de olhos azuis intensos e porte atlético.
Ele, com 85% de chance de sobreviver a um câncer nos ossos, ela vivendo cada dia como se fosse o último.
Desse encontro, nasce uma intensa, e cheia de diálogos bem humorados e sarcásticos, amizade. Os dois conversam sobre a vida após a morte, sobre os sintomas, sobre os efeitos colaterais da doença, seus medos, seus sonhos…
Imagem da internet

A Culpa é das Estrelas tem 283 páginas e, ao contrário do que muita gente pensa, ele é mais um romance entre dois adolescentes do que um livro sobre o câncer. John Green, logo nas primeiras páginas do livro, deixa claro que ele não é baseado em fatos reais. Ele se inspirou na amiga Esther Earl que tinha câncer e faleceu alguns anos atrás. Inclusive, Esther tinha um diário que foi publicado com o nome de A Estrela nunca vai se apagar, que conta a luta real e diária contra a doença.
Imagem da internet


 O que eu achei: Gostei do livro, achei a história bem bonita e com mais pitadas de romance do que eu imaginava. Me emocionei com a relação entre mãe e filha mas não chorei. Acho que a reação de uma pessoa ao ler um determinado livro é super pessoal e acredito que por esse motivo algumas pessoas se emocionem mais do que as outras. Acho que vale a pena a leitura porque é um livro super comentado, um dos mais vendidos aqui no Brasil, mas acima de tudo, porque qualquer livro é válido. Ler é sempre algo bom, independente da história, do quão sucesso o livro faz, se é uma história de adultos, adolescentes, crianças…
Imagem da internet

Imagem da internet

Imagem da internet

Imagem da internet

Imagem da internet


14 comentários:

  1. Ameeei, 😍👏
    Sou apaixonada no filme e agora quero muito o livro rs partiu comprar o meu tbm ♥♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando Dri... Toda semana tem resenha nova... Fica ligada na próxima... ;) Beijos

      Excluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro do John Green. Essa falta de tempo me faz escolher entre os livros da faculdade ou livros para leitura. Um dia irei ler.
    Gostei da sua opinião pessoal do livro. Parece que emociona bastante, quero só ver quando chegar a minha vez haha.

    Migsprado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel. Quando comecei a ler este livro confesso que tive um pouco de sono e achava a Hazel meio sem graça (aff). Mas a cada paragrafo me interessava mais só para saber se ela ia continuar sem graça, rsrs. Sabe aqueles livros que você começa a ler e não quer parar? Pois é. Só comecei por curiosidade mesmo, e acabei gostando. Espero que goste também.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom Flor... Só não consegui assistir o filme ainda porque é muito grande e eu sempre durmo no meio (rsrs).

      Excluir
  4. Eu amo os livros e os filmes do John Green,são diferentes do que eu normalmente leio ou assisto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda,
      Geralmente eu prefiro os livros, mais os filmes do Green são simplesmente fantásticos. Cada dia mais apaixonada por eles.

      Excluir
  5. Eu vi apenas o filme e chorei muito rs, agora quero ler o livro!
    Beijos
    www.vireiprincesa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda.
      Eu ainda não assisti o filme.
      O filme vai passar na rede Globo esse mês, não quero perder.
      Amei seu blog... É lindo.. Já estou seguindo viu flor... Parabéns!!!

      Excluir
  6. Oi Marlley eu tenho o filme e o livro e são simplesmente encantador... perfeito!!! Adorei o seu blog qualquer dia desse passa no meu!!! Bjus!!!

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro e gostei muito da história, mas também não chorei.
    Já estou seguindo.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Gi.
      É um livro bom, mas o que me faz chorar mesmo é um bom filme.
      Como diz mamãe sou muito emotiva, rs.

      Beijos da Maah

      Excluir